Teste TRAg COVID-19 - CHAMUSCA

Teste TRAg COVID-19 - CHAMUSCA
O Teste Rápido de Antigénio COVID-19 (TRAg COVID-19) é um teste que permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. O teste é realizado por um farmacêutico, com colheita de uma amostra de exsudado nasal e recurso a uma zaragatoa nasofaríngea . Selecione o horário e preencha corretamente todos os campos solicitados. O preenchimento incorreto ou incompleto, invalida a emissão do relatório de testagem e respetivo certificado! Para além das vagas abaixo listadas, estaremos a realizar testes em modo casa aberta (atendimento sem necessidade de marcação prévia, por ordem de chegada) nos dias: 20 e 21 Janeiro 2022 entre as 10-13h e as 15-18h. Farmácia da Terra.Chamusca
Seleccione o horário desejado:
25/Jan. - (Ter.)
26/Jan. - (Qua.)
27/Jan. - (Qui.)
28/Jan. - (Sex.)
31/Jan. - (Seg.)
Preencha os dados abaixo:

Os principais benefícios deste teste são a rapidez e a simplicidade do processo.

Este teste não requer equipamentos complexos e o resultado é enviado até 12 horas após a realização do teste.

 

Deverá descarregar o seu certificado digital de testagem no portal do SNS, acedendo a https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder e preenchendo campos solicitados.

 

O certificado tem uma validade de 48h após a realização do teste.

 

O custo do teste é de 15 €.

Comparticipado na totalidade pelo SNS ao abrigo da Portaria n.º 255-A/2021, de 18 de Novembro. Portaria essa, que vigora até ao dia 31 de Janeiro de 2022.

A comparticipação é aplicável a todos os utentes do território continental, com limite de 4 testes por mês civil, por utente.


O teste de antigénio é atualmente menos sensível do que os testes PCR, considerados como gold standard pela OMS e DGS. Estes testes funcionam melhor com cargas virais elevadas, pelo que, ainda que os falsos positivos sejam raros, os doentes com cargas virais baixas poderão apresentar falsos negativos.
Assim, o teste poderá não detetar doentes infetados em fase inicial assintomática e em casos de infeção ligeira. Em ambos os casos, o doente poderá infetar outras pessoas

As pessoas com suspeita de COVID-19 devem ser submetidos a teste laboratorial, segundo a orientação da Direção-Geral da Saúde.